Daniel Braune é estudante de jornalismo, perto de sua graduação na PUC-Rio. Esreve crônicas, desenvolve projetos com podcasts e vídeos, e é fundador do perfil Braunefogo no instagram, que faz a cobertura diária informativa e opinativa do Botafogo.

Nasceu em Niterói, em 30 de setembro de 1996, mas viveu a infância e a adolescência inteira na região serrana do estado do Rio, em Teresópolis – a casa da Seleção brasileira. Ter crescido e na Granja Comary e ser filho de um botafoguense apaixonado por literatura esportiva o fizeram respirar futebol desde cedo. A sede insaciável por aprender sobre a história antiga do futebol e seus principais personagens o colocaram em um patamar peculiar. Na primeira vez em que foi levado por seu pai à sede do Botafogo, em General Severiano, avistou Quarentinha na imagem do “Botafogo de todos os tempos” no salão de troféus. O fiscal do lugar perguntou ao pai Gustavo: “como esse garoto sabe quem é Quarentinha?”.

Com o tempo, já sabia que queria unir sua paixão de ler, escrever e opinar à de viver e acompanhar o futebol – especialmente o Botafogo. Ainda no ensino médio da escola, criou um blog para exercitar a escrita de crônicas. Em 2013, começou a participar de programas de rádio e TV da cidade de Teresípolis, como a Rádio Web ARTSUL e o Diário Esporte Clube, do grande Cláudio Tatu, na TV Diário. Em 2014, se virava mesmo sem credenciais para acompanhar os treinos da seleção brasileira na Copa do Mundo, e produzia crônicas para o velho blog.

Em 2015, antes de entrar na faculdade, passou quatro meses na Flórida, onde pôde acompanhar de perto o desenvolvimento do soccer americano. Auxiliou na criação de conteúdo digital e na assessoria do Boca Raton Football Club, fundado pelo brasileiro Douglas Heizer, e cobriu partidas do Strikers FL, da NASL, e do Orlando City, da MLS, pelo Boca Raton Tribune, também e pela revista online latina The Hotspot Orlando, onde escrevia artigos semanais. Em 2016, já na PUC-Rio, iniciou o estágio na Rádio da universidade, e foi indicado a fazer duas matérias especiais sobre os Jogos Olímpicos do Rio para a Rádio CBN.

Em paralelo, seguia com seus projetos pessoais. criou a fanpage Coluna 13, com o intuito de escrever crônicas diretamente na plataforma do Facebook. Em um ano, alcançou 5 mil seguidores e compartilhamentos de grandes páginas e até jogadores, como Loco Abreu, em um texto sobre a seleção uruguaia. Após um ano na rádio, saiu em 2017, e criou o site do Coluna 13, que logo ganharia o nome que tem hoje. Um texto em homenagem à volta do goleiro Jefferson aos gramados foi o primeiro a viralizar, em abril, chegando a ser divulgado pelo próprio jogador nas redes sociais e pelo Esporte Interativo. 

Em seis meses fora do estágio, o foco no site e nos novos perfis no Instgram para desenvolver trabalhos audiovisuais lhe renderam uma indicação para estagiar na Fox Sports Brasil, onde ficou seis meses. Trabalhou na área de produção de eventos, e auxiliava a formatação de conteúdo de produtores, comentaristas e narradores. Se destacou, mas teve que interromper sua trajetória para se preparar para uma cirurgia ortognática que faria em 2018. 

Atualmente, Daniel Braune faz a cobertura independente do Botafogo, e cobre o futebol de maneira geral em seu portal oficial. Em um ano de perfil Braunefogo, adquiriu quase 25 mil seguidores, e acabou se tornando, casualmente, uma influência digital do Botafogo de Futebol e Regatas, tendo sido o primeiro a utilizar apenas o Instagram e seus stories como principal plataforma de comunicação. 

Braune também tem parcerias com emissoras de rádio e TV, onde participa frequentemente de programas, como o CJC Esportes, d canal CJC, o Sala de Imprensa, da Rádio SRzd de Sidney Rezende, e o portal da Rádio Opinião, de Gilmar Machado. 

Na internet, além dos seus projetos independentes, também participa semanalmente do programa Fogo em Foco, com Zé Fogareiro, Pedro Chilingue, Fabiano Bandeira, Wellington Arruda, e outros botafoguenses. Na Copa do Mundo de 2018, desenvolveu projetos no Youtube com o canal Acréscimos FC.

Aos 22 anos, Daniel Braune segue sem saber exatamente qual é a principal área de comunicação no meio jornalístico, com a certeza de que a paixão pelo esporte e pela profissão desde moleque são seu principal combustível.

 

CONTATO:

E-mail: daniel.braune@hotmail.com

Facebook: Daniel Oliveira Braune (perfil) e Daniel Braune (Fanpage)

Instagram: @d_braune e @braunefogo

Twitter: @danielbraune13

Youtube: Daniel Braune

Fechar Menu