Carta Aberta aos “Doentes de Sempre” (Por José Passini)

Boa noite,

Sei exatamente com quem falo nessa carta. Você também sabe se esse texto é pra você ou não. Se for, preste atenção no que vou te dizer a seguir. Se não for, preste mais atenção ainda, pois você precisa ouvir algumas coisas.

Eu sei que não preciso pedir sua presença no domingo. Você estará lá, como sempre faz. Mesmo com a família te dizendo pra não ir, com seus amigos te zoando no Whatsapp e com tudo conspirando contra, você estará lá, eu sei disso.

Você vai cantar, ficar rouco, bater palma, se estressar, mas acredite, você será campeão. 3 dos 4 setores serão de vascaínos. Apenas vocês, os doentes, estarão la novamente. Mas não se engane, isso é um bom sinal

Lembra que disse pra você, que não é um doente, ler o texto? Pois é, chegou sua explicação. Quero lhe dizer algumas coisas, mas tudo se resume na seguinte frase: não vá ao estádio. Sim, isso mesmo, não precisa ir. Você que não foi ao Nilton Santos nem 5 vezes esse ano porque “Carioca não vale nada”, não vá. Você que não foi quarta feira porque “O Flamengo é mais forte”, não vá.

Se na derrota você diz que tem vergonha de ser botafoguense, de não ter títulos ou que vai abandonar, não vá. Não precisamos de você, o Botafogo não precisa. Não ouse comemorar nossas vitórias, porque sim, muitas estão por vir. Você não é digno delas.

Botafogo é garra, é sofrimento, é a vitoria mais suada e a derrota que mais dói. Botafogo é intensidade. Como disse uma vez o amigo Gilmar Machado: “O esporte é como a vida. Algumas vezes se perde, outras se ganha. Você desiste da vida? Eu não desisto do Botafogo nunca.”

Mário Filho ja dizia: “Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube, você tem que ser de corpo e alma”.

Portanto, não abaixe a cabeça, doente. Você será campeão domingo. Só você e os “de sempre”. Não fique triste por isso, no fundo você sabe que assim é melhor. O Botafogo precisa dos 2 mil doentes de quarta feira, não dos torcedores de libertadores.

Obrigado, doente.

José Passini Neto

Este post tem 2 comentários

  1. Faço parte dos mesnos de 2000 de quarta feira chamo aquela torcida de faísca fogo e a melhor pra mim pela quarta vez vai ter faísca fogo e vou ficar maluco de novo se ganhar mas é se perde vou ficar maluco tbm

  2. Amigo bom dia, compreendo seu texto e entendo, mais a questão é uma só, o pais em crise população sem dinheiro e vc reclamar da ausência da torcida eu acho um pouco injusto além disso tudo tem outro problema mais grave ainda, o torcedor deixou de ser bobo né ir ao estádio pra ver um clube sem ambição de títulos sem ambição da vitória no dia em que o clube voltar a ter esses dois itens citados por mim a torcida vai deixar de comer de pagar suas contas para ir cantar e vibrar como fazia a anos atrás Já foi época que torcedor era burro, Haaaa esqueci de falar uma intimidade minha sou sócio do clube e vou a todos os jogos, mais entendo quem não vai também, abraço bom dia

Deixe uma resposta

Fechar Menu